Olá pessoal, chega de férias é
hora de trabalhar...rsrs
Falaremos sobre conexões a bases de dados, o Excel
possui uma ferramenta intuitiva e poderosa para conexões a base de dados
externas. É possível estabelecer
conexões com banco Oracle, Access, arquivos de textos entre outros. Este
recurso permite a extração de informações de banco de dados para trabalha-las
no Excel. Utilizaremos a versão 2010, no
entanto de modo similar aplica-se a versão 2007.
Na guia Dados, o grupo Obter Dados Externos estão os meios de conexão possíveis
no Excel.
Importa dados de paginas da Web.
Importa dados de
arquivo de texto (exemplo: txt, csv).
Criando uma conexão com banco de
dados Oracle:
Na guia dados, clique na opção "De Outras Fontes", em seguida selecione "Do Assistente de Conexão de Dados", conforme figura abaixo:
A tela do assistente de Conexão
de Dados irá abrir, nesta selecione “Outros/Avançados”
e clique em Avançar
Irá abrir uma tela de Propriedades de associação de dados, nesta
selecione a opção Microsoft OLE DB
Provider for Oracle e clique em avançar, conforme figura abaixo:
No próximo passo “na aba Conexao” , insira o NOME DO
SERVIDOR DO BANCO DE DADOS, o USUARIO DO
BANCO e SENHA DO BANCO DE DADOS. Após isto clique em Testar Conexão, se todos os passos foram seguidos corretamente,
isto inclui os dados do servidor e usuário do banco, deverá aparecer uma
mensagem notificando uma conexão bem sucedida.
Após isto basta selecionar a
tabela desejada e clicar em OK no assistente de importação.
No próximo post poderemos ver
como editar as propriedades desta conexão e trabalhar instruções SELECT no
banco. Como sempre sugestões, criticas, dúvidas e comentários são bem vindos.
É isso ai...
At +...
Parabéns, excelentes dicas
ResponderExcluirMeu deus... a informação mais importante que é exibir a string de conexão, coloca um texto. lamentável
ResponderExcluirO Oracle precisa do IP / PORTA / SID / SERVICE_NAME para logar e nao o host