Suguestões:

Dê sugestões de temas que você gostaria que fossem abordados nos artigos através do email agabriel.rocha@gmail.com



Categorias

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Gráfico com dois eixos verticais

Olá a todos!

        Neste artigo iremos trabalhar com gráficos de dois eixos verticais e um eixo horizontal. Esta maneira de trabalhar o gráfico é extremamente útil, quando o intuito é transformar uma tabela de dados em informações práticas para a tomada de decisões. Como de costume iremos abordar um exemplo simples para esta aplicação, não há limites para variações desta aplicação, no entanto cada caso é particular e deve ser tratado de maneira apropriada ao propósito que se destina. 

      Abaixo temos o histórico de vendas da Lanchonete Boa Fé:


Mês
Venda
Cresc %
Jan
        2.000
11,0%
Fev
  1.800
-2,0%
Mar
 2.050
6,0%
Abr
 2.200
8,0%
Mai
 2.100
7,0%
Jun
2.350
2,0%
Jul
2.400
5,0%
Ago
2.075
1,0%
Set
1.980
-3,0%
Out
1.950
-1,0%
Nov
1.870
-2,0%
Dez
1.900
-3,0%
Ano
24.675
2,4%

    
 O que pretendemos é ultrapassar o trivial, que seria um simples gráficos com os valores de vendas ou de crescimento percentual. Assim o que vamos fazer é construir um gráfico que traga as duas informações sem prejudicar a apresentação de ambas, o que ocorreria se simplesmente plotássemos as duas informações no mesmo gráfico sem adicionar outro eixo. Vamos ver como fazer isto e qual será o resultado. 

1º Passo - Construir um Gráfico de Barras

      Clique na guia INSERIR, na faixa de opções do MSExcel. No grupo GRÁFICOS clique em COLUNAS, escolha o modelo 2D, colunas agrupadas. Veja figura abaixo:


      Será inserido um gráfico em branco na planilha, agora será necessário preenche-lo com as informações de vendas e crescimento.

2º Passo - Preencher o primeiro rol de informações

       Iremos preencher primeiro a informação de vendas, para isto, clique na área do gráfico em branco que foi inserida na planilha no 1º passo. Note que apareceu três novas guias na faixa de opções do MSExcel, (Design, Layout, Formatar). Clique na nova guia DESIGN, clique sobre SELECIONAR DADOS, uma nova janela ira abrir "Selecionar Fonte de Dados". Veja figura abaixo:


     
      Na janela "Selecionar Fontes de Dados", Clique sobre ADICIONAR,  uma nova janela irá aparecer "Editar Série", nesta há dois campos para serem preenchidos: "Nome da série" e "Valores da série". Clique no campo "Valores da série" e apague o conteúdo, agora selecione o intervalo de dados que desejamos aplicar ao gráfico, no nosso exemplo a informação de vendas. No campo "Nome da Série" digite "Vendas". Veja figura abaixo:


      Clique em OK, na janela "Editar Série", na janela "Selecionar Fontes de Dados" clique sobre EDITAR, abaixo de RÓTULOS DO EIXO HORIZONTAL. Selecione os dados que devem preencher os dados do eixo horizontal, no caso a informação dos meses. Clique em OK, finalizando a primeira esta etapa, vejamos o resultado parcial.

      
       
     No que o resultado da figura acima irá divergir do resultado que você pode atingir, isto porque aplicamos algumas mudanças no design do gráficos, não vamos abordar este tema poderemos fazer isto em outro post.

3º Passo - Preencher o segundo rol de informações

      Siga as instruções dirimidas no segundo passo, no momento de inserir o segundo rol de informações, no nosso casso "Crescimento de Vendas", selecione o intervalo desejado e clique em OK. Seguindo o exemplo, em "Valores da Série", coloque os valores que contém o crescimento de vendas, em "Nome da Série" digite "Crescimento de Vendas". Veja a figura abaixo:


     Clique em OK, nesta e na próxima janela finalizando esta etapa. Vejamos o resultado:


    Veja que o resultado produzido, não satisfaz, pois como o segundo rol de informações está em percentual a barra do gráfico mal aparece, assim esta forma de apresentação não é útil. Será necessário acrescentar um eixo para esta informação. 
        Clique com o botão direito sobre uma das colunas do segundo rol de informações, e selecione a opção FORMATAR SERIE DE DADOS, conforme figura abaixo:


  Na janela que irá abrir clique em EIXO SECUNDÁRIO, veja a figura abaixo:


     O resultado ainda não é o que esperamos, vejamos no último passo como prosseguir.

4º Passo - Mudar o tipo do gráfico para o eixo secundário

     Clique com o botão direito sobre qualquer coluna do segundo rol de informações, selecione a opção ALTERAR TIPO DE GRÁFICO DE SÉRIE.

     
       Na janela "Alterar o tipo de gráfico", selecione o modelo de linhas.



   Com isto finalizamos esta etapa e artigo, vejamos o resultado:

   
     Esta maneira de apresentação, permite a otimização na interpretação do conjunto de informações, apoiando e munindo a tomada de decisões com o resumo dos dados visual e conclusivo.

        Assim encerramos este artigo, espero que tenham gostado, até o próximo. Como de costumo, caso precisem do arquivo modelo, basta ser um membro do bloque e fazer sua solicitação. Dúvidas, sugestões e criticas serão apreciados. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário